sexta-feira, 4 de março de 2011

RECONHECIMENTO: Aparelhagens e tecnomelody foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa como patrimônios culturais e artísticos

O tecnomelody e as aparelhagens de som agora são patrimônios culturais e artísticos do Estado. A declaração foi feita na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde um projeto de Lei de autoria do deputado estadual petista Carlos Bordalo foi aprovado por unanimidade. A notícia surpreendeu bandas e DJs de norte a sul do Estado, já que ao longo de pelo menos três décadas, o movimento que leva esse tipo de música sofre preconceitos e enfrenta dificuldades para ganhar espaço em outras regiões.

Para o autor do projeto, que agora aguarda a sanção pelo governador Simão Jatene, o tecnomelody e as aparelhagens de som são um 'fenômeno de cultura de massa'. Carlos Bordalo diz que a lei pretende incentivar a melhoria da qualidade musical para que uma grande mobilização social possa servir de modelo de cultura de paz. 'As aparelhagens têm um papel social muito importante, pois o número de jovens que frequenta as festas dessa natureza é impressionante', destaca o parlamentar.

Bordalo reitera que a valorização daquilo que é do povo paraense é necessária para que a cultura se torne cada vez mais referência, e pontua que as aparelhagens e bandas de tecnobrega têm dado um grande salto para reforçar o movimento. 'Espero que a partir desta lei, o poder público possa incentivar mais a manifestação cultural vista no tecnobrega e nas aparelhagens', avalia, revelando que sempre que pode frequenta as festas do gênero. 'Gosto, danço... Sempre gostei. Gosto de ver o povo', conta.
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/  03/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário