sábado, 14 de maio de 2011

Programações da a 9ª Semana Nacional de Museus em Belém

MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

Museu e Memória: diversidade é a marca da 9ª Semana de Museus

Confira as atividades programadas pelo Museu Goeldi, em Belém

Agência Museu Goeldi - Com mais de 1.006 instituições inscritas e 3.076 eventos oferecidos em todo o Brasil, a 9ª Semana de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio, foi a Semana que apresentou recorde de inscrições. Em 2011, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi “Museu e Memória”.
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) participa da Semana com uma programação diversificada, que vai de apresentações lúdico-educativas a exposições, passando por seminários, oficinas e gincana.
A Semana de Museus do MPEG começa dia 15 de abril, com mais uma edição do “Domingo Também é Dia de Ciência”, onde o Serviço de Educação da instituição presenteia os visitantes do Parque Zoobotânico com o ‘Programa Natureza’, onde acontecem atividades lúdico-educativas sobre a ciência produzida no Museu Goeldi, por meio de teatro de fantoches e gincanas. No dia 15 acontece ainda: pintura facial, atelier de pintura e a dinamização de jogos e kits educativos.

Seminário - Com o tema “Museu e Memória: diálogo entre linguagens contemporâneas em espaços museais de ciência” o seminário que acontece nos dias 16 e 17 irá criar um ambiente de discussão sobre a relação entre a memória social e espaços museológicos. Coordenado por Ana Cláudia Silva, do Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) do PZB, o evento pretende estabelecer relações entre o patrimônio cultural do passado da cidade de Belém e o MPEG, além de  considerar as expressões culturais e a vida cotidiana do indivíduo da região amazônica.
No dia 16, acontecem palestras sobre A cultura Amazônica nos espaços expositivos; Coleções Científicas e suas documentações fotográficas; A contribuição das artes visuais em Museus de Ciência; Cultura imaterial, tradição oral na Amazônia; A documentação de línguas indígenas ameaçadas na Amazônia e Ações para gestão do patrimônio Cultural e Científico no âmbito das políticas públicas. 
Já na terça-feira (17), no período da manhã, será feita uma sessão de vídeos sobre a cultura dos povos indígenas Tekwaeté e Tapi'i'rapé, após a apresentação acontece a palestra Entre a tradição e as novas tecnologias na escola indígena, com a professora Ivânia dos Santos Neves.
Na tarde do mesmo dia, acontecem as palestras Patrimônio histórico e arqueológico e Educação; Patrimônio e Educação em Museus de Ciências; Coleções e Memória Étnica e Tecendo a museologia na Amazônia paraense.

Exposição - No dia 18, quarta-feira, tem início a exposição “Parque Zoobotânico: patrimônio e memória”, que pretende valorizar o Parque Zoobotânico (PZB) como patrimônio histórico de Belém. Organizada pelo coordenador de Comunicação e Extensão do MPEG, Nelson Sanjad, a exposição vai destacar as principais edificações e monumentos, contextualizando sua construção com o uso atual.
Serão montados nove painéis informativos metálicos associados aos principais prédios e monumentos do parque, contendo textos, fotografias e mapas, com fotografias de índios Kayapó, do príncipe D. Pedro de Orleans e Bragança e funcionários do museu, como Jaques Huber, Ernest Lohse, Emília Snethlage, Carlos Estevão de Oliveira, Rodolfo de Siqueira Rodrigues e Paulo Cavalcante.
A exposição contará com um roteiro para que o visitante possa identificar a localização de cada painel e placa, e vai até o final de outubro. 

Interatividade - Usando equipamentos multimídias e o twitter institucional, o LabCom Móvel - Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia  do Serviço de Comunicação Social do MPEG, entre os dias 15 e 20, desenvolve a atividade “Caminhos afetivos da memória na web e no Parque”, onde irá convidar os visitantes do PZB a contar suas lembranças na instituição, pontos preferidos no Parque e percorrer trajetos temáticos – monumentos e ambientes aquáticos.
A
Escola de Biodiversidade Amazônica (EBIO) em parceria com o Labcom Móvel e a equipe de veterinários e técnicos que cuidam do PZB realiza a oficina “Memórias da Biodiversidade Amazônica – a história das plantas e animais idosos do Parque do MPEG”, no dia 18, que será direcionada para estudantes do ensino fundamental e médio, onde pretende-se resgatar e valorizar a história de vida das plantas e animais idosos do PZB.

Gincana - Fruto da parceria entre o Nuvop por meio do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade e o Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme, a I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme, acontece de 16 a 20, no Campus de Pesquisa e pretende obter maiores informações sobre a história e memória do Bairro da Terra Firme, Belém (PA). A Gincana vai divulgar o projeto Ponto de Memória da Terra Firme para a juventude do Bairro.
A atividade será dividida em cinco etapas, onde cada uma tem pontuação específica que será somada ao término de cada tarefa, tendo cada equipe no final do dia, sua pontuação total. O público alvo são jovens de 12 a 20 anos que fazem parte de escolas públicas ou privadas, associações, centros comunitários e grupos culturais.

Lançamentos -. No dia 18, o livro “A Cultura do Barro: Arte e Ciência nas Margens do Rio Trombetas” e o documentário “Filhos do Barro”, resultados do Projeto Educação Ambiental e Patrimonial, que apresenta os resultados de nove anos das Oficinas de Arte e Ciência em Porto Trombetas, Oriximiná (PA). O documentário apresenta as diversas técnicas utilizadas na fabricação de peças de cerâmica e depoimentos de pessoas das comunidades sobre sua participação no Projeto e da equipe envolvida.
No dia 19, o livro “A Coruja de Minerva: A Museu Paraense entre o Império e a República (1866-1907)”, resultado da tese de História da Ciência, do Coordenador de Comunicação e Extensão do MPEG, Nelson Sanjad será lançado no Hall do Museu de Arte Sacra, na cidade velha.

Semana de Museus - Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em comemoração ao dia Internacional de Museus (18 de maio). O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ou Icom, na sigla em inglês) com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. Em 2010, o Dia Internacional de Museus foi comemorado por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos à data. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de 9 mil eventos durante as Semanas de Museus no país.
Segundo o Ibram, o Brasil, que no início do século 20, contava com 12 museus, hoje possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus.  A Semana Nacional de Museus acontece desde 2003. Em maio de 2004, foi instituída por decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Programação completa da 9ª Semana de Museus está disponível em

Texto: Lucila Vilar.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
UFPA - Palestras e visitas guiadas fazem parte da 9a Semana Nacional de Museus
Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, anualmente, a Semana Nacional de Museus, quando instituições museológicas de todo o país realizam eventos em torno de um mesmo tema. Neste ano, a Semana chega à sua 9ª edição, e a UFPA integra a comemoração por meio de seu Museu de Geociências, que traz uma programação, entre os dias 16 e 20 de maio, com palestras, oficinas e visitas guiadas
Na UFPA, o evento é organizado pelo Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA), o qual é vinculado ao Museu de Geociências da UFPA, coordenado pelo professor Marcondes Lima da Costa. A partir do tema nacional "Museu e Memória", o evento organizado pelo GMGA busca "aproximar o Museu de Geociências da comunidade, seja ela acadêmica ou não. Temos, também, a oportunidade de promover o ciclo de palestras dentro da temática nacional relacionando os minerais e a herança cultural, tema este que diz respeito a todos nós, independente de nossa formação", explica o professor e coordenador do evento, Marcondes Lima da Costa.
As inscrições para a 9ª Semana Nacional de Museus na UFPA estão abertas até hoje (13), inclusive para aqueles que desejarem participar das visitas guiadas ao Museu de Geociências da UFPA, que conta com um acervo de, aproximadamente, 3.000 amostras de rochas, minerais e gemas de diversos lugares do mundo. Já as visitas guiadas ao Museu de Gemas do Estado, cujo acervo conta a história da joalheria no Pará e dispõe das mais diversas riquezas minerais do Estado, serão realizadas logo após o ciclo de palestras, no Espaço São José Liberto.
As palestras deste ano abordarão diversos temas, como "A perda do patrimônio azulejar de Belém", "Cerâmica: dos minerais aos novos materiais na Pré-História", "Muiraquitãs: Procedência e técnicas de produção", entre outros. Todas as palestras serão realizadas no Espaço São José Liberto, onde pesquisadores da UFPA e de outras instituições, como Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal da Bahia, falarão sobre suas linhas de pesquisas.
SERVIÇO:
9ª Semana Nacional de Museus na UFPA. De 16 a 20 de maio de 2011, no Espaço São José Liberto e no Museu de Geociências da UFPA. Inscrições: até o dia 13 de maio, no Museu de Geociências da UFPA. Informações: (91) 3201-7428 ou pelo e-mail suyanneflavia@hotmail.com

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3ª Semana de Museus da Unama

Programação (Unama Alcindo Cacela)

Dia 16.05 Segunda-feira - Abertura
Local: Hall de entrada
18:30 - Homenagem -Projeto Memória Vídeos "Vida e obra de Benedito Nunes"

19h - Abertura Oficial
Unama e Núcleo Cultural
Ação Educativa: "Pra gente que tem memória" - Coros Cênico e Infantil da Unama.

19:30h - Abertura da Exposição "Museus Cidadãos".

Dia 17.05 Terça-feira

15:30h - Documentário : "Mestre Nato" - Projeto Memória Vídeos
Local: Sala de Experimentação Cênica - 5º andar Bloco D

16h as 18:30h - Mesa Redonda - "Patrimônio Cultural de Benevides" - Hilma Begot, Secretária de Cultura de Benevides; José Leôncio Ferreira de Siqueira, pesquisador e escrito. Prof. Dr. Márcio Vasconcellos (UNAMA).
Local: Sala de Experimentação Cênica - 5º andar Bloco D

19h as 21:30h - Mesa Redonda - "Memória das Artes Visuais no Pará". Prof. Michel Pinho, historiador e fotógrafo. Prof. Msc. Jorge Eiró. Profª Drª Marisa Mokarzel (UNAMA).
Local: Sala de Experimentação Cênica - 5º andar Bloco D

Dia 18.05 Quarta -feira

15h as17:30h - Mesa Redonda - "Memórias e Narrativas Orais: expressões e manutenção social. Profª Drª Ivania Neves/ Prof. Dr. Paulo Nunes (UNAMA).

Local: Sala de Experimentação Cênica - 5º andar Bloco D

Dia 19. 05 Quinta-feira

8h as 12h - Oficina: "Patrimônio Cultural dentro e fora dos Museus" - Profª Simone Moura
Local: Laboratório de Artes visuais LA 408.

15h as 17:30h - Mesa Redonda - "Museus como referência da memória social" - Profª Msc Janice Lima (UNAMA). Terezinha Resende, Ecomuseu da Amazônia (SEMEC).
Local: Auditório D 200.

18h - Show Musical - "Roda de Tambor" - Rafael Barros e Grupo.
Local:  Hall de entrada (campus Alcindo Cacela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário