terça-feira, 3 de maio de 2011

Teatro a céu aberto em Soure é o resgate da arte e da cultura marajoara



A  natureza exuberante da fazenda São Jerônimo, em Soure, foi cenário para um espetáculo de teatro a céu aberto. A caminhada do público e dos atores rumo ao início da encenação começou por volta das 7 horas da manhã. Em vez das cadeiras de teatro, entraram as canoas, que saíram com vários grupos de personagens e plateia. Eles seguiram por um igarapé até a área do manguezal da fazenda, onde foram recepcionados por um músico tocando clarinete. O som ecoou pela floresta. E logo apareceram os seres encantados, como a índia branca que se transformou em mandioca; a cobra Norato e o homem de lama, o defensor dos mangues e dos caranguejos. Todos passaram mensagens sobre a importância da preservação da floresta e a manutenção das tradições culturais de cada região.
O espetáculo começou a ser narrado pelo ator e diretor de teatro Amir Hadad, que foi especialmente para fazer essa participação especial no evento. No dia anterior, ele fez uma palestra para os participantes do projeto, que tenta resgatar a arte e a manifestações culturais do Marajó. " Esse é o caminho para o teatro público brasileiro. É preciso explorar todas as diversidades", explicou Amir.
O teatro público apresentado em Soure é resultado do projeto Ponto de Cultura, da Fundação Nacional das Artes, denominado "Reconquistando a Arte a Cultura e a Cidadania no Marajó". O trabalho contou com a parceria das Prefeituras de Soure e Salvaterra.

Fonte: www.orm.com.br/amazonia/ 03/05/2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário