quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cidade Velha hoje é cenário


À frente de 50 profissionais, Roger Elarrat inicia filmagens de curta que destaca riqueza cultural da região

As filmagens do curta-metragem "Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista" têm início hoje, no centro histórico de Belém. Baseado na crença popular de que não se deve comer carne ou fruta vermelha na Sexta-Feira Santa e fazendo referências ao mito de Fausto, ao realismo fantástico, ao filme "Coração Satânico" e -até mesmo- ao desenho animado "The Simpsons". O roteiro escrito inicialmente em 2006 por Roger Elarrat teve a colaboração de Adriano Barroso, foi premiado em dois editais de produção de curta-metragem do Ministério da Cultura e da Petrobrás em 2009.
Desde o início deste ano, a equipe para a produção do curta vem crescendo. Parceiros, logística, cronogramas, cenários, cores, adereços e todos os elementos visuais do filme já foram fechados. As filmagens vão ser feitas no centro histórico de Belém, pelas ruas da Cidade Velha, na Rodovia BR-316 e outras locações, protagonizado pelos atores Leoci Medeiros (do grupo "Nós Outros"), Geisa Barra, Nani Tavares, Thiago Assis e André Luiz Miranda.
O diretor, Roger Elarrat, diz que o curta ressalta a importância cultural do Estado. "Em minhas produções sempre busquei valorizar o que temos de bom no Pará. E no ‘Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista’ não seria diferente. Queremos documentar nossa riqueza cultural, visto por olhos paraenses", afirma Elarrat.
Um diferencial do projeto está em associar elementos característicos da oralidade e música regional paraense em uma trama de temática universal que dialoga com qualquer público, em qualquer lugar. É um filme de suspense, mistério e romance ambientado em uma Amazônia ainda pouco explorada pelo grande cinema nacional. O curta-metragem se preocupa, assim, em assinalar aspectos únicos do folclore nortista em um momento tão oportuno para a arte paraense da atualidade se voltar para um resgate cultural do tradicional, do popular.
Compõem a equipe cerca de 50 profissionais, entre eles: Adriano Barroso (roteiro), Camila Kzan (produção executiva), Teo Mesquita (coordenação de produção), Emerson Bueno (coordenação de fotografia), Boris Knez (direção de arte), Leonardo Venturieri (Trilha Sonora), Lozansky Benur (edição), Sônia Penna (maquiagem), Antônio Mauriti (figurino), Otoniel Oliveira (arte gráfica), entre outros profissionais.
O curta-metragem "Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista" disponibiliza informações no blog: www.jambeirododiabo.wordpress.com


Desfecho da história será no carnaval de são caetano de odivelas


"Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João
Batista" narra em 15 minutos a história de João Batista, homem frio, lacônico, do travesso garoto João Batista, que
não se importa em roubar jambos pelo meio da estrada. Por causa disso, ele tem a alma roubada pelo Diabo e, já adulto, parte em uma jornada para confrontar o "Demo" com um único objetivo: recuperar a alma. Mas talvez isso seja tudo imaginação, já que enquanto ele vê seres encantados e criaturas sobrenaturais à sua volta, as outras pessoas veem um simples festejo de boi de máscaras pelas ruas.
João crê ter perdido sua alma na infância e por estar sem ela, sente que está morrendo. Ele não consegue nem dormir, nem comer e nem deixar-se envolver profundamente por Juliana, e está certo que perdeu sua alma em uma brincadeira de moleque. Por isso, os dois partem para o interior do Pará, durante o Carnaval de máscaras, com destino à cidade de São Caetano de Odivelas. E é lá que tudo acontece. O que para Juliana pode ser uma chance de reconciliação, para João Batista será a última chance de confronto com o diabo que o espera escondido entre as máscaras de Carnaval.


Fonte: www.orm.com.br/amazonia  14/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário