quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cine Olympia pode se tornar patrimônio cultural

Um Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Belém pretende tornar o Cine Olympia exclusivamente e permanentemente um centro de exibição audiovisual. A proposta, do vereador Abel Loureiro (DEM), prevê que o município será o responsável por promover, garantir e incentivar a preservação, conservação, proteção e tombamento do Cinema que marcou época na vida intelectual de Belém. O projeto também autoriza a prefeitura municipal de Belém a desapropriar o imóvel, que faz 100 anos em 2012. Tornando-o assim Patrimônio Histórico e Cultural de Belém.

O cinema foi inaugurado no dia 24 de abril de 1912, fruto do governo de Antônio Lemos e influenciado pela Belle Époque. “A cidade vivia o período áreuo da borracha, cenário de grade riqueza, proporcionando novos hábitos. Hoje a importância do Cinema é tamanha que merece ser considerada patrimônio cultural de Belém”, destacou o vereador.

A fundação do Cine Olympia em Belém aconteceu no momento em que o cinema mudo vivia seu auge. A sala era considerada uma das melhores, mais luxuosas e modernas de seu tempo. Em 2006, o Cine Olympia correu o risco de ser fechado. A justificava era a baixa arrecadação com as exibições, que não estavam mais cobrindo os custos de manutenção. No entanto, o possível fechamento mobilizou a sociedade civil e alguns políticos paraenses. A Prefeitura de Belém fechou então um acordo com Luiz Severiano Ribeiro Neto, diretor do grupo nacional Severiano Ribeiro, que administrava o Olympia, para que o cinema se transformasse em um espaço municipal cultural.

Com o acordo, o Olympia tornou-se um centro multicultural de exibição de filmes fora do circuito - a exemplo do cine Líbero Luxardo e do teatro Maria Sylvia Nunes - e de difusão da arte e cultura regionais paraenses. Porém, sem aspctos que garantissem o local como patrimônio cultural.

Em 2012, quando completar 100 anos de história, a sala poderá ser considerada o mais antigo cinema em funcionamento do mundo, fato que pode garantir a entrada no Guiness Book.

Fonte: Ascom Abel Loureiro 14/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário