sábado, 21 de abril de 2012

Reconfigurando os Museus: Problemas, desafios e recursos criativos

Agência Museu Goeldi – Diversas mudanças ocorridas no mundo desafiam os profissionais da museologia: novas abordagens teóricas, novas tecnologias, além de técnicas e linguagens concentradas nos museus. Estas são as necessidades atuais dos museus, frente à realidade amazônica. Pensando nessas problemáticas, o Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio da Coordenação de Museologia (CMU), organizou uma série de oficinas com o tema “Reconfigurando os Museus: Problemas, desafios e recursos criativos”, a serem realizadas de 16 a 18 de maio, no Parque Zoobotânico do Goeldi.
Idealizada e coordenada por Carlota Brito, da Coordenação de Museologia (CMU), a programação do Museu Goeldi para a 10ª Semana Nacional de Museus, busca refletir sobre o papel dos museus na atualidade. As atividades são direcionadas para professores e estudantes, dos campos da museologia, educação, turismo, direito e artes.

Oficinas – A programação conta com quatro oficinas, realizadas no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, situado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A primeira oficina, intitulada “Planejamento e produção de sinalização educativa”, é mediada por Carlota Brito e Ana Cláudia Silva (CMU/MPEG), no dia 17 de maio, das 9h às 12h.
Ministrada por Antônio Pinheiro, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT Amazônia/MPEG) “Imagens, sons e outros dados: quem nos protege?”, acontece das 14h às 17h. A oficina fala de direitos autorais e concessões de uso quanto à produção do conhecimento científico e uso de imagem em museus de ciência.
No dia 18, Suzana Primo e Rute Cortez (CCH/MPEG) ministram a oficina “Conhecer, conservar e preservar: tratamento de acervos etnográficos”. As pesquisadoras abordam a legislação e a segurança de acervos etnográficos, além da preparação técnica (descrição, climatização, armazenamento, manipulação e sistema de limpeza).
Ana Cláudia Silva e Lúcia Santana (CMU/MPEG) apresentam, na parte da tarde, “Propostas educativas inovadoras nos museus atuais: desafios face à realidade local e global”. Tal inovação é alcançada através de novas abordagens em museus e educação ambiental, aliados à interpretação do patrimônio e utilização de roteiros educativos.

Semana Nacional de Museus – A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), data comemorativa criada pelo Conselho Internacional de Museologia, há 35 anos. Palestras, oficinas e outros tipos de atividades são realizados por museus e instituições em todo o Brasil durante a semana. O tema deste ano, que ocorre de 14 a 20 de maio de 2012, será “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibraim) e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço
As inscrições para as oficinas já estão abertas e seguem até o dia 14 de maio. Para cada oficina são disponibilizadas 20 vagas. As inscrições podem se feitas presencialmente na Coordenação de Museologia (CMU), na Av. Magalhães Barata, 376, por telefone e e-mail. Contatos: 3182-3250 / 3182-3253 ou semanademuseus12@gmail.com.
Texto: Vandilson Rosas Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário