quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ambientes de museus: uma semana nacional dedicada à Cultura

Com uma série de quatro oficinas sob o tema geral "Reconfigurando os Museus: Problemas, desafios e recursos criativos", o Museu Goeldi marca sua presença na Semana Nacional de Museus. Entre os dias 16 e 18 de maio, compõe a programação da 10ª. versão de uma semana dedicada à cultura nacional. As oficinas serão realizadas no Parque Zoobotânico do Goeldi, em Belém.
Autoria, imagens e museus - A produção autoral em museus, sua divulgação e as possíveis formas de apropriação na perspectiva da proposta de atualização da lei autoral são pontos de discussão em oficina denominada "Imagens, sons e outros dados: quem nos protege?", a ser ministrada pelo advogado Antonio Pinheiro, com atuação no Museu Paraense Emílio Goeldi.
A oficina compõe conjunto de iniciativas a serem realizadas ao longo da Semana Nacional de Museus 2012, programação do Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) da qual o Museu Goeldi participa anualmente.
Segundo Antonio Pinheiro, o Ministério da Cultura que coordena a revisão da Lei Autoral visa a contemplar os múltiplos interesses envolvidos na economia da cultura. Isso exige um diálogo com a sociedade brasileira para compatibilizar as conquistas sociais possíveis pelo acesso à informação facilitado pela internet, mas sem perder de vista o devido respeito aos direitos autorais.
A oficina, ministrada por Pinheiro, com a ação direcionada a museus repousa na discussão da produção autoral, a apropriação e o uso por terceiros dos ativos materiais e imateriais presentes nos produtos, e que não se revertem em beneficio para os museus que detém a guarda e manutenção do acervo. Uma parte interessada na apropriação são as comunidades locais em particular no que se refere ao conteúdo imagético presente nos acervos museais.
Educação inovadora - "Propostas educativas inovadoras nos museus atuais: desafios face à realidade local e global" esse é o tema de outra das oficinas programadas pelo Goeldi para a Semana Nacional de Museus. Para as ministrantes as educadoras Lúcia Santana e Ana Cláudia Silva, "A educação é a base dos museus, faz parte da matriz do desenvolvimento museal contemporâneo que tem como tripé a informação, a educação para todos e a transformação da realidade a partir do gerenciamento do conhecimento".
Toda ação em prol do patrimônio serve para repensar o sistema cultural das instituições museológicas e suas ações em prol do desenvolvimento humano, defende Lúcia. Para ela, o desafio das instituições da Amazônia Brasileira é ainda maior já que é necessário conciliar as metas referendadas no plano das políticas culturais com a valorização e o reconhecimento das identidades culturais, a democracia e a inclusão social.
A proposta da oficina coordenada por Lúcia Santana é de "Rever a missão, os princípios, o (re) fazer museal e o impacto na sociedade, para que não percamos o foco do que, como e para que preservar", conclui.
Idealizada e coordenada por Carlota Brito, da Coordenação de Museologia (CMU), a programação de oficinas do Museu Goeldi para a 10ª Semana Nacional de Museus, busca refletir sobre o papel dos museus na atualidade. As atividades são direcionadas para professores e estudantes, dos campos da museologia, educação, turismo, direito e artes.

Oficinas – A programação conta com duas outras oficinas, que também serão realizadas no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. "Planejamento e produção de sinalização educativa", será mediada por Carlota Brito e Ana Cláudia Silva (CMU/MPEG), no dia 17 de maio, no horário de 9h às 12h. Já "Conhecer, conservar e preservar: tratamento de acervos etnográficos" é a oficina coordenada por Suzana Primo e Rute Cortez, da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi. Elas vão abordar no dia 18, também de 9h às 12h, a legislação e a segurança de acervos etnográficos, além da preparação técnica desde a descrição, passando pela climatização, armazenamento, manipulação até o sistema de limpeza.
Ministrada por Antônio Pinheiro, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT Amazônia/MPEG) "Imagens, sons e outros dados: quem nos protege?", acontece no dia 17,das 14h às 17h.
Ana Cláudia Silva e Lúcia Santana (CMU/MPEG) apresentam, no dia 18 à tarde, "Propostas educativas inovadoras nos museus atuais: desafios face à realidade local e global".

Semana Nacional de Museus – A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), data comemorativa criada pelo Conselho Internacional de Museologia, há 35 anos. Palestras, oficinas e exposições entre outras atividades são realizados por museus e instituições em todo o Brasil durante a semana. O tema da Semana que, este ano ocorre de 14 a 20 de maio de 2012, será "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações". O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibraim) e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço
As inscrições para as oficinas já estão abertas e seguem até o dia 14 de maio. Para cada oficina são disponibilizadas 20 vagas. As inscrições podem se feitas presencialmente na Coordenação de Museologia (CMU), na Av. Magalhães Barata, 376, por telefone e e-mail. Contatos: 3182-3250 / 3182-3253

Fonte: Museu Goeldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário