quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ATO EM DEFESA DO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM


No dia 26 de setembro de 2012, o projeto de alteração do Plano Diretor da cidade de Belém proposto pelos vereadores Gervásio Morgado e Raimundo Castro ia ser posto em votação a fim de aumentar o gabarito e a área de construção na Almirante Barroso,  no centro histórico e entorno. Porém, com a intervenção de movimentos sociais e demais representantes da população, esta votação foi cancelada,porém o projeto permanece aguardando votação.
Para esclarecimento, aumentar o gabarito da cidade significa dizer, de forma simplificada, que poderão ser construídos prédios de 40 andares quando hoje o limite é de 19. Aumentar esse limite significa mais lucro para empreiteiras, mais gente circulando, mais trânsito de carros e veículos pesados (consequentemente menos estacionamento) e especulação imobiliária.
Este projeto beneficia uma parcela de empresários que visa lucrar com essa alteração sem nenhum estudo sobre o impacto que essa ação trará para a cidade e sua população. Estes absurdos foram denunciados através das redes sociais esta semana,mas já estavam sendo anunciados há tempos.
 
Vale lembrar que o Vereador Morgado é o mesmo que propôs a mudança do nome da rua Apinagés para Jerônimo Rodrigues (fundador do grupo Líder), promulgou a lei que autoriza a abertura do comércio aos domingos (porém sem estipular acordos coletivos para proteger o direito do trabalhador), anos atrás tentou passar uma lei de beneficiamento de lixo patológico que beneficiava era mesmo uma só empresa e ainda foi flagrado tomando uma cervejinha em plena Câmara dos Vereadores em horário de expediente (mas alegou ser guaraná)!
 
Tendo em vista todo esse contexto inadmissível, domingo (30/09) haverá um ATO PÚBLICO EM DEFESA DO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM a partir das 10h na frente da Catedral da Sé.
 
Vamos participar, nos organizar e fazer ouvir nossa voz para impedir que mais essa atrocidade abale nosso patrimônio.
 
 
 
Texto de Renata Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário