sexta-feira, 29 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO: Mudança no Olhar: Caminhos do lápis, barro e miçangas


Segue em exibição no Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo - LAANF/UFPA, a exposição Mudança no Olhar: Caminhos do lápis, barro e miçangas. Essa exposição mostra o resultado dos trabalhos realizados pelas equipes de bolsistas do Observatório da Educação Escolar Indígena - OEEI liderados pela Prof. Dra Eneida Assis (UFPA), Prof. Dr. Carlos Costa (UFRA) e Prof. Dra. Joelma Parente (UEPA).



Os Territórios Etnoeducacionais inauguram no Brasil um novo paradigma de gestão da educação escolar indígena, pois desconcentram as atribuições de gestão e planejamento da educação indígena aos colegiados formados por lideranças indígenas, setores governamentais e sociedade civil organizada. Com este formato, o modelo de gestão por territórios étnicos passa a preencher lacunas e necessidades específicas da educação indígena.
No estado do Pará, o Observatório da Educação Escolar Indígena dos Territórios Etnoeducacionais Amazônicos inclui três instituições de ensino e pesquisa na Amazônia: UFPA, UEPA e UFRA, que juntas somam esforços no sentido de realizar pesquisas no âmbito da educação escolar indígena.


Fazem parte da exposição Mudança no Olhar: Caminhos do lápis, barro e miçangas, objetos de coleções particulares dos bolsistas, além de imagens do dia a dia dos trabalhos de campos realizados  nas aldeias dos povos Anambé, Ka'apor, Kayapó, Suruí-Akewara e Tembé. Os discentes do curso de Museologia da UFPA, Bernardo Costa Jr e Cacá Ribeiro, foram os responsáveis pela concepção e montagem da Exposição.

INFORMAÇÕES

EXPOSIÇÃO MUDANÇA NO OLHAR: 
Caminhos do lápis, barro e miçangas
Local: Sala de Exposição do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo - LAANF/UFPA (Campus Básico/UFPA)
Período: 21/11/2013 até 13/12/2013
Horário: 10h00 às 16h00
ENTRADA GRATUITA

OUTRAS INFORMAÇÕES
https://www.facebook.com/ufpa.laanf
https://www.facebook.com/oeeindigena.gepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário