sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CAPELA POMBO: Agora é oficial, a UFPA adquire oficialmente a histórica edificação.

Faixada da Capela Pombo
Imagem: Domingos Oliveira

Um das edificações mais conhecidas da zona comercial de Belém e que já estava por anos passando por um processo de deterioração, a Capela Pombo enfim foi vendida para Universidade Federal do Pará através de financiamento coletivo que conseguiu garantir a compra da edificação. A Capela estava sendo prejudicada pelo descaso dos antigos proprietários e passou pela ameaça de ser quase vendida para outros propósitos, o que seria uma grande perda para a história da nossa cidade.

As chaves da capela Pombo foram entregues durante reunião realizada no início da semana ao reitor da UFPA Carlos Maneschy, junto com um DVD com recortes de jornais a respeito da história do imóvel. O proprietário José Augusto Pombo, que decidiu colocar o imóvel à venda por não ter como mantê-lo, participou do encontro. O pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar, acompanhou as atividades.

A Capela, projetada pelo arquiteto Antônio Landi e construída em meados do século XVIII, localiza-se no bairro Comércio, em Belém. A partir de hoje, trata-se de uma propriedade da Universidade. A aquisição custou em torno de R$ 300 mil – verba, em parte, adquirida por meio de uma plataforma virtual de financiamento colaborativo, o crowdfunding, criado por iniciativa do professor Flávio Nassar, por meio do Projeto Fórum Landi, o qual coordena.


Altar da Capela Pombo
Imagem: Celso Roberto de Abreu Silva

HISTÓRICO DA CAPELA POMBO
Capela do Senhor dos Passos também conhecida como Capela Pombo foi construída no final do Século XVIII pelo proprietário de engenho Ambrósio Henriques, chefe de numerosa e importante família que, ao construir sua residência em Belém, dotou-a de tal capela, onde ele, seus parentes, amigos e escravos assistiam à Missa e a outras cerimônias religiosas. Para o arquiteto e pesquisador Donato Mello Junior é de Antônio Landi a autoria do projeto da capela em razão da semelhança de traços com outras obras landianas, não tendo sido, entretanto, até a presente data, localizado seu projeto original

Ao longo do tempo, a capela mudou de dono várias vezes, ainda entre membros da família Pombo, tendo ocorrido momentos em que esteve nas mãos de outra família, os Corrêa de Guamá, período esse, marcado pelo abandono da edificação e pela perda de documentos relativos aos Pombo. Só em 1973, a capela voltou às mãos da família de origem, ano em que sofreu um processo de restauração, que preservou grande parte das características originais como o piso, o forro e o telhado este dois últimos que foram substituídos por novos iguais aos originais. As imagens originais foram, em parte, destruídas pela ação dos cupins. Algumas peças se encontram em poder da família e, recentemente, a imagem do Senhor Morto, foi localizada, após anos de desaparecida e, reintegrada ao patrimônio do estado do Pará. 

SOLENIDADE DE AQUISIÇÃO
A propriedade da Capela Pombo, por parte da UFPA, permite que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) possa realizar obras de restauração no imóvel. Atualmente, a Capela encontra-se em estado de deterioração, com o limo tomando conta da superfície, e a fachada, descascada. De acordo com o professor Flávio Nassar, está agendada, para 11 de janeiro, uma solenidade que marcará a aquisição da Capela Pombo pela UFPA. A festa deverá contar com a Marujada, de Bragança.
Texto: Ascom UFPA e Comunicação ASAPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário