quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MANGUEIRAS: O estranho caso das mortes de Mangueiras na Batista Campos.

Remoção das Mangueiras na Batista Campos
Fonte: AAPBel

No mês de Agosto em um dos principais cartões postais da Capital, a Praça Batista Campos, um caso chamou a atenção daqueles que defendem o Meio Ambiente e o Patrimônio Natural da nossa cidade. Duas Mangueiras que ficavam na frente da farmácia Big Ben da Padre Eutíquio morreram de uma hora pra outra. Detalhe: Eram árvores centenárias que morreram "coincidentemente" no mesmo período. A SEMMA, que é o órgão responsável pela manutenção dessas árvores, apenas retirou as "carcaças" e colocou cimento no local.

Querendo explicações sobre o fato, a AAPBEL e a ONG No Olhar apresentaram denúncia à SEMMA, com base na LEI Nº 8909, de 29 de março de 2012 e que dispõe sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Belém, entendendo que a ocorrência desses fatos necessita de urgentes esclarecimentos à população,inclusive para investigar se foi cometido crime ambiental contra a flora e,sobretudo, de ações imediatas para restabelecer o equilíbrio da paisagem, com a mesma espécie anteriormente existente, como dever do município e como função desse governo.


RESULTADO:

Depois das denúncias a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resolveu fazer o replantio das mudas de mangueiras nas áreas onde estavam as antigas árvores, porém a SEMMA não liberou os laudos técnicos sobre a morte das Mangueiras. A duvida que fica no ar é se não houvesse essas denúncias será que essas Mangueiras seriam replantadas? A população tem que ficar de olho nesse tipo de acontecimento e denunciar qualquer agressão ao nosso Patrimônio e Meio Ambiente.

Mangueiras replantadas na Batista Campos
Fonte: AAPBel

Conheça a AAPBelhttp://aapbel.blogspot.com.br/

Conheça a ONG No Olharhttp://www.noolhar.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário