segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

EXPOSIÇÃO: MABE apresenta "Ver-o-Peso: registros e memórias".


A Exposição "VER-O-PESO: REGISTROS E MEMÓRIAS" homenageia o maior cartão postal da cidade com a exibição inédita do documento sobre o processo de construção do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, iniciado em 1899, período em que Antonio Lemos era o Intendente Municipal.
O documento de contrato foi restaurado por iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com a Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Pará. 
Esta exposição apresenta também as fotografias de Pierre Verger, realizadas em 1948.


A EXPOSIÇÃO "VER-O-PESO: REGISTROS E MEMÓRIAS"
A Prefeitura Municipal de Belém junto com a Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL através do Museu de Arte de Belém (MABE) vai presentear a população uma exposição que reúne 40 fotografias do cotidiano do Ver-O-Peso. Os registros são do mestre Pierre Verger, fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor, que durante mais de uma década empreendeu viagens pelo mundo colaborando com jornais e revistas europeus e americanos. Além do olhar de Verger sobre o nosso cartão postal, a mostra terá a apresentação de um documento inédito ao público. Trata-se do contrato de construção do mercado de ferro Ver-O-Peso, que foi restaurado pela Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Estado e foi apresentado aos visitantes do MABE na exposição que marca os 399 anos da cidade e funcionará como previa a grande comemoração a ser preparada pela Prefeitura Municipal de Belém para os seus 400 anos.
Período: de 12 de janeiro a 27 de abril de 2015.

  Fonte: MABE

Nenhum comentário:

Postar um comentário