sexta-feira, 13 de março de 2015

EVENTO: II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas



Já estão abertas as inscrições para participação no II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas que será realizado no período de 19 à 22 de março de 2015, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento tem o objetivo de reunir e promover a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e grupos culturais que utilizam a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas em diferentes territórios do país como atividade extensionista nas áreas de comunicação comunitária, cultura popular, desenvolvimento de tecnologias livres, economia solidária, software livre e cultura digital com o intuito de fortalecer a rede de pesquisa e de projetos comuns entre os grupos participantes, bem como difundir a utilização dessa metodologia para demais estudantes de graduação, pós-graduação das instituições participantes e produtores culturais.

A tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa é um conjunto de metodologias para que grupos autogestionários transformem seus espaços de inclusão digital em empreendimentos criativos para oferecerem produtos e serviços ligados à cultura digital, mídia livre, audiovisual e produção cultural de forma legalizada utilizando softwares livres, através da articulação de ações entre universidades, escolas públicas e grupos culturais, especialmente em projetos de pesquisa e extensão.


O evento será composto de palestras e debates sobre os temas pertinentes ao evento, além das oficinas técnicas de software livre e comunicação como introdução à fotografia, edição de vídeo, produção de rádio contos, bancos comunitários e moedas sociais.

O encontro será promovido pela REDE de Produtoras Culturais Colaborativas e realizado pela Produtora Colaborativa de Belém, Produtora Colaborativa.PE, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e Universidade Federal do Pará. Os coletivos integrantes da rede que já confirmaram presença no evento. São eles: Coletivo Puraqué, Umbigada no Ar, Outros 500, Coletivo Casa Preta, Universidade Livre Teatro Vila Velha, Universidade Livre Teatro Vila Velha, Cooperativa Tecnológica RTocantins, Yesbil, Casa de Cultura Digital de Porto Alegre, Colaborativa Vale do Capão e Tear Visual.

Também confirmaram presença no evento o Secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, o Coordenador-Geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Presidência da República, Ricardo Poppi, além de representantes do MINC, de pontos de cultura, comissões nacionais de cultura e outras instituições parceiras.

SERVIÇO:
II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas
Data: 19 à 22 de março de 2015
Local: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Horário: 8h30 às 18h
Inscrições pelo site: 
Informações: encontro2015@produtoracolaborativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário