sexta-feira, 20 de março de 2015

IGREJA DO CARMO: Cerimônia oficial da entrega da obra de restauração da Igreja.


Nesta segunda-feira, dia 23 de março de 2015, às 09h00, será realizada a cerimônia de entrega oficial da obra de restauro da Igreja, que contará com a presença da presidenta do IPHAN, Sra. Jurema Machado, do arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e do diretor de Energia e Institucional Pará, da Vale, Sr. João Coral.
Compondo a cerimônia de entrega da obra, haverá visitação à Igreja, apresentação cultural da Orquestra de Cordas e do Coral do Programa Vale Música, exposição com fotos da fase de obras, organizada pelo artista plástico Armando Sobral e a entrega de certificados para os jovens que participaram da ação educativa, realizada pela Vale e a Arquidiocese, tornando-os monitores nas visitas abertas às obras de restauração do prédio.
A intervenção realizada na Igreja do Carmo, desde 2013, teve caráter conservativo/restaurativo, os quais possibilitaram a preservação dos elementos construtivos e artísticos integrados: pisos, forros, pinturas; púlpitos, retábulos laterais e retábulo-mor. A restauração inclui a recuperação integral da cobertura, do sistema de calhas e condutores, dos rufos. A fachada de pedra recebeu tratamento com emplastros para remoção das sujidades, com reintegração de áreas com perda.
O projeto básico do restauro foi desenvolvido pelo IPHAN/PA que assinou termo de cooperação com a Arquidiocese de Belém, e orientou tecnicamente o desenvolvimento do projeto executivo, além de orientar tecnicamente a equipe responsável pelar execução da obra.
O IPHAN, no cumprimento de suas atribuições legais, associou-se à Obras Sociais da Arquidiocese de Belém e Salesianos do Carmo para viabilizar o projeto e habilitá-lo junto ao Ministério da Cultura com a finalidade de captar recursos por meio das leis de incentivo fiscal, na modalidade Mecenato.
A Vale, empresa privada com grande atuação no estado do Pará, tornou-se a patrocinadora única de um projeto que, além da obra, incluía ações de comunicação e divulgação, mas foi além, contratou, diretamente, um projeto de educação para atuar paralelamente à intervenção e também investiu recursos próprios no projeto.

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
As construções religiosas no Pará se deram com a chegada de missões religiosas que vinham para atuar na evangelização dos indígenas e dos primeiros habitantes e capitanear a ocupação da região amazônica, durante o século XVII. A Ordem Carmelita do Maranhão se instala em Belém ano de 1926 em terras doadas por Bento Macierl Parente. Na década de 1620 teve início a primeira construção do templo. A segunda edificação teria sido inaugurada em meados de 1721. A fachada de pedra, importada de Lisboa, em 1750, teria sido adossada à igreja por volta de 1756, causou problemas estruturais ao edifício, quando então se contratou o arquiteto Antônio Landi para solucionar o problema, a intervenção do artista deu ao templo religioso a conformação atual: a Capela-mor, remanescente da segunda igreja, com o retábulo entalhado em madeira e o altar com frontal de prata lavrada que receberam a nave e os retábulos laterais projetados pelo italiano, a fachada de cantaria também foi preservada. À igreja foi anexada a Capela da ordem Terceira, cuja traço também é atribuído a Landi e onde se destacam o retábulo-mor entalhado em madeira e o conjunto de imagens sacras barrocas, esculpidas em madeira e relacionadas aos Passos da Paixão de Cristo. À frente da igreja, com acesso pela galilé, pátio coberto que protege o acesso principal da igreja, tem-se ainda a pequena capela da Adoração, dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. A fachada de pedra permanece até os dias atuais e é única em Belém.

PROGRAMA DE AÇÃO EDUCATIVA DA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
A obra de restauração da igreja do Carmo foi realizada de portas abertas para a comunidade, com o projeto de “Visitação às Obras do Carmo”, realizado pela Vale. Durante quatro meses, cerca de mil pessoas, moradores de Belém e turistas, tiveram a oportunidade de conhecer a história deste importante patrimônio e de vivenciar o processo de restauração de uma construção histórica.
Para essa visita, foram selecionados como monitores, estudantes dos cursos de Graduação de Arquitetura e Engenharia Civil e jovens moradores da Cidade Velha. Eles foram capacitados em projeto educativo, quando receberam informações sobre a história da igreja e sua arquitetura. A ação veio ampliar os conhecimentos dos universitários e estimular os jovens a serem agentes de preservação da igreja e de disseminação de cultura, inclusive como alternativa viável de geração de renda.

SERVIÇO:
Entrega da obra de restauração da Igreja Nossa Senhora do Carmo
Dia: 23/03/2015 | Horário: 09h00
Local: Tv. Dom Bosco, Praça do Carmo, s/n. Bairro Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário