terça-feira, 3 de março de 2015

OFICINA: Restauro de Acervo Bibliográfico e Oficina Biblivre.


Estão abertas as inscrições para as oficinas de restauro e do software para  bibliotecas Biblivre, que serão ministradas na Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur, no período de 23 a 27 deste mês, no horário de 8h ao meio-dia. As oficinas integram a programação de aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna. As inscrições devem ser feitas no portal da FCP.

São 15 vagas ofertadas para a oficina de restauro. Os participantes devem ter idade mínima de 18 anos. Segundo a coordenadora de processos técnicos da Diretoria de Leitura e Informação da FCP, Suzana Tota, a oficina é voltada para dirigentes de bibliotecas e pessoas ligadas à área. “Muitas pessoas procuram o curso de restauro. Alunos de biblioteconomia e também de outras áreas, que querem aprender essa técnica”, diz.

Durante o evento os alunos vão conhecer o passo a passo da restauração de livros. “Nos dois primeiros dias, o público vai aprender sobre o que é o restauro e que tipo de material pode ser restaurado. Depois vai conhecer na prática como se faz a restauração e encadernação de um livro ou material”, explica a coordenadora.


A oficina do Biblivre é um treinamento do software de automação que organiza as rotinas de uma biblioteca, como cadastro do material (livros, revistas, periódicos e multimídia), emissão de carteirinha, cadastro do usuário, empréstimo e devolução de material (circulação). O software, criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é gerenciado pela Biblioteca Nacional. São ofertadas 20 vagas para esta oficina, voltada para bibliotecários e alunos do curso de biblioteconomia.

Marinilde Barbosa, servidora da Diretoria de Leitura e Informação, informa que o site www.biblivre.org.br tira dúvidas do usuário cadastrado no sistema de bibliotecas. Nele também é possível baixar o software gratuitamente. “O Biblivre pode ser usado também em bibliotecas de pequeno porte, como as escolares e de bairro”, complementa. A oficina oferece 20 vagas, das quais 13 já estão confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário