sexta-feira, 29 de maio de 2015

CONVERSA PAI D'ÉGUA: Licenciamento Ambiental: legislação e atuação das instituições responsáveis nas esferas federal, estadual e municipal (Belém).



O IPHAN/PA realizará, no dia 12 de junho de 2015, mais uma edição do “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, o tema abordado será  “Licenciamento Ambiental: legislação e atuação das instituições responsáveis nas esferas federal, estadual e municipal (Belém)”. Foram convidados para proferir palestra representantes do CNA/IPHAN, IBAMA/PA, SEMAS/PA e SEMMA/Belém.
O Licenciamento Ambiental e Cultura é um tema atual e de grande relevância, em especial no Pará, pois em nosso estado são realizados diversos projetos de grande extensão e impacto sobre o meio ambiente e patrimônio cultural. Por isso, o IPHAN/PA convidou representantes de quatro órgãos que atuam diretamente na área de licenciamento ambiental objetivando difundir informações sobre o tema, em especial sobre a Normativa nº 001, de 25 de março de 2015; esclarecer sobre competências e procedimentos; e fomentar o debate sobre a questão.

O CICLO DE EVENTOS “CONVERSA PAI D’ÉGUA: FALANDO SOBRE PATRIMÔNIO”
O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Desde 2012, já foram realizados vinte e um eventos (palestras, mesas-redondas e seminários), abordando diversos temas, entre eles, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”, “Diálogos contemporâneos na arquitetura belenense (1979-2007)”; “Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE”,“ “Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti”, “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2013”, “Patrimônio Cultural de Joanes”, “Roteiro Cemitério da Soledade” e a “Profissionalização da Capoeira”.

O INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL
O IPHAN é um órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela identificação, documentação, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundado em 1937, vem desempenhando importante papel na gestão desse patrimônio, procurando assegurar, a partir de ações e instrumentos legais, a continuidade e o usufruto dos bens culturais aos quais foi atribuído o valor de patrimônio nacional. Desde 2009, o Iphan conta com representações em todos os estados. No Pará, a Superintendência fica localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 563 e nº 474, na cidade de Belém.

SERVIÇO
CONVERSA PAI D'ÉGUA: FALANDO SOBRE PATRIMÔNIO
Seminário:Licenciamento Ambiental: legislação e atuação das instituições responsáveis nas esferas federal, estadual e municipal (Belém)
Convidados: CNA/IPHAN, IBAMA/PA, SEMAS/PA E SEMMA/BELÉM
Dia: 12 de junho de 2015                  Hora: 08h às 18h
Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant)

INSCRIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário