segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SPP 2015: Imagens do primeiro dia (09/11) da Semana do Patrimônio Paraense 2015.


Hoje (09/11) a Associação dos Agente de Patrimônio da Amazônia - ASAPAM deu início à Semana do Patrimônio Paraense 2015 com o tema "Belém 400 anos: Reflexões sobre o Patrimônio Cultural da Cidade".


O evento iniciou com a cerimônia de abertura onde Bernardo Costa Jr, presidente da ASAPAM, deu as boas vindas ao público, reiterou sobre os desafios na idealização do evento ao longo de seus cinco anos de execução e dos projetos que a associação realiza na cidade. Em seguida a Superintendente do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional - IPHAN/PA, Dorotéa Lima tomou a palavra e discorreu sobre a longa parceria do Instituto com a ASAPAM, e sobre o apoio ao referido evento e sua importância para a sociedade de forma geral, Dorotéa Lima falou também sobre o andamento dos projetos do IPHAN no atual cenário e apontou os desafios da instituição. Fechando esse primeiro momento da SPP 2015 tivemos a fala do Representante do Ministério da Cultura na Regional Norte - RRN/MINC, Delson Cruz, discursando da satisfação do MINC. em ser parceiro do projeto "Semana do Patrimônio Paraense" e ainda relatando sobre a excelente participação da Região Norte nas eleições do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), que na oportunidade elegeu vários delegados, entre eles Bernardo Costa Jr, presidente da ASAPAM como delegado no Setorial de Patrimônio Material.


Dando continuidade ao evento, tivemos a brilhante palestra da integrante da ASAPAM, Luciana Furtado, que apresentou sua pesquisa de mestrado intitulada "O Patrimônio Portuário de uma cidade quadricentenária", proporcionando ao público acadêmico informações valiosas para suas respectivas pesquisas.


Finalizando a programação da manhã da SPP 2015, o professor e historiador Aldrin Figueiredo realizou uma imersão na história da cidade de Belém ao longo de seus 399 anos e nos fez reviver e revisitar memórias da nossa cidade.


Pela parte da tarde foram apresentadas as primeiras comunicações com temas que contribuíram significativamente para o evento e mantiveram atenção máxima do público.


Fechando o dia, a mesa-redonda "A cidade como espaço educativo - ações de Educação Patrimonial" abordou o tema central de toda e qualquer ação que envolva Patrimônio Cultural, e na oportunidade foram apresentados os atuais projetos de Educação Patrimonial que estão sendo desenvolvidos em nossa cidade, como o Projeto Conhecer o Patrimônio (ASAPAM), Roteiros Geo-Turísticos (GGEOTUR/UFPA)", Diálogos com o Patrimônio (DPHAC/SECULT), e ações da Associação Fotoativa, evidenciando que Belém possui grupos comprometidos com a valorização de sua memória, cultura e patrimônio.


A ASAPAM aguarda todos amanhã, dia 10/11 (Terça Feira), no Museu do Estado do Pará - MEP, para darmos continuidade à Semana do Patrimônio Paraense 2015.












Texto: Verena Merícias

Imagens: Bruno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário