sexta-feira, 3 de junho de 2016

FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO: Belém recebe a imagem peregrina do Glorioso São Sebastião


A CHEGADA DO GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO
Neste sábado, 4/6, acontecerá à chegada da imagem peregrina do Glorioso São Sebastião em Belém que é um desdobramento da Festividade de louvor ao Santo que acontece há 200 anos na Ilha do Marajó. Logo pela manhã, e imagem desembarca na escadinha do cais do porto da CDP/Estação das Docas. A festividade e o louvor ao Santo, acontecerá em Belém durante este primeiro final de semana de junho.

A festividade é organizada pela Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS), de Cachoeira do Arari e acontecem de um ano para o outro, começando no mês de julho com as “esmolações” e finalizando em janeiro do outro ano. Durante seis meses, a imagem e os peregrinos percorrem cerca de 300 lugares distintos entre fazendas, retiros e comunidades, abrangendo cerca de 6.000 pessoas nos campos dos municípios de Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Chaves e Soure.

A Festividade do Glorioso São Sebastião, uma tradição na Ilha do Marajó já foi reconhecida como patrimônio imaterial do Pará, através da Lei Estadual 7.377/2010 e do Brasil também, através do reconhecimento da 74ª reunião do Conselho Consultivo do IPHAN, em 2013.

A peregrinação para Belém acontece desde 2001, visitando cerca de 80 famílias e envolvendo aproximadamente 3.000 pessoas. Este ano, infelizmente, por fatores alheios a vontade a IDGSS, a peregrinação em Belém será substituída por uma celebração concentrada neste final de semana, que acontecerá no Clube dos Correios.

Desde 2008, o Instituto Arraial da Pavulagem vem desenvolvendo o projeto Cordão do Galo, com ações voltadas para crianças e com objetivo de fortalecer a tradição entre os mais jovens.

SERVIÇO
04 de Junho (Sábado)
• 8:30 hs - Saída da Imagem Peregrina de Cachoeira do Ararí às 6 hs, com previsão de chegada em Belém às 08:30 hs na escadinha do cais do porto da CDP/ESTAÇÃO DAS DOCAS.
• 18:00 hs - Folia e Ladainha no Clube dos Correios (ARCO)
05 de Junho (Domingo)
A partir das 11 horas até às 19 horas / Confraternização Cultural Marajoara – Clube dos Correios (ARCO)
Clube dos Correios - Av. Pedro Álvares Cabral, 1240
Marambaia - Belém/PA

CONTATOS
Telefone:(91) 3243-0927
Saiba mais sobre a Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS) - Cachoeira do Arari
Fonte: RRN/MINC

Nenhum comentário:

Postar um comentário