segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Praça Matriz (AM): Mais uma construção histórica é encontrada durante obras de restauro.


Mais uma descoberta foi feita dentro das obras do centro histórico de Manaus. Na Praça XV de Novembro (Praça da Matriz), durante os trabalhos de demolição das estruturas do aviaquário que existia no local, foi encontrado o paredão do pátio da escadaria, constituído de um reboco específico, característico da fase da Belle Époque. A obra integra o PAC Cidades Históricas.

Antes, as primeiras ações em torno da praça localizaram também os paralelepípedos originais a partir de escavações e prospecções do piso. As pedras já estão sendo sentadas na nova via que a praça ganha e passaram por lavagem e limpeza. A rua não será aberta ao trânsito, apenas para circulação de pedestres.

A área do paredão do pátio foi toda mapeada em relação aos danos, reparos e restauro necessários para o reboco, assim como seu estado de conservação. Um projeto está sendo elaborado e orçado para que seja incluído na planilha da Matriz.


Com a obra de requalificação pronta, a praça terá os passeios públicos com ampla acessibilidade às pessoas com deficiência, um novo canteiro central, novo projeto de iluminação, sinalização, paisagismo e colocação de mobiliário urbano.

Com o canteiro central refeito, o Relógio Municipal e o Obelisco em frente ao porto terão maior destaque visual. Os elementos ficarão em estruturas fora do canteiro central, mas seguindo o mesmo traçado, compondo paisagem com os futuros jardins longitudinais que serão instalados no espaço, enriquecidos pela iluminação tipo cajado de São José e por luz cênica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário